Dieta Paleo/Low carb para vegetarianos? É possível?

posted in: Saúde | 0

image
Por Mirella Alves, nutricionista*

E como ficam os vegetarianos na paleo-lowcarb?

Para os que são lacteo-vegetariano, infelizmente, os queijos não entram na dieta paleo na sua forma mais tradicional; para os que também comem ovo, a fonte de proteínas já dá um “up”. Como eu tinha falado no outro post sobre dieta paleo, os laticínios não entram, mas muitas pessoas seguem a linha paleo comendo esses alimentos.

Para quem é vegetariano por motivos não relacionados à saúde, é possível adaptar uma dieta low carb e até mesmo um pouco paleo. Para quem é vegano, bem, é complicado, mas não impossível.

Uma dieta vegetariana, na ausência de carne, pode descambar facilmente para o junk food (comida lixo) – afinal, pães, massas, bolos, croissants, batatas fritas, tudo isso e vegetal, não é mesmo? Então os vegetarianos devem deixar sua dieta mais “limpa” com alimentos mais saudáveis e naturais possíveis.

A base para os vegetarianos são as mesmas: evitar grãos, açúcares e industrializados. Aos que comem leite e derivados, ovos e peixe, pode continuar comendo. Para quem tolera as leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha, ervilha, amendoim) podem comer, pois irá aumentar mais o aporte proteico.

Acredito que os veganos terão mais dificuldade em fazer uma low carb mais restrita, com os carboidratos abaixo de 50g, por exemplo, mas se deixar os carboidratos em torno de 100g a pessoa já estará fazendo low carb.

Lembrando mais uma vez que ser paleo não significa ser low carb e ser low carb não significa ser paleo.

O que as pessoas veganas podem consumir na paleo? Todos os legumes e verduras, frutas (preferível da estação), oleaginosas (amêndoas, macadâmias, castanhas, nozes, pistache e suas farinhas), coco (fruta, leite, óleo, manteiga, farinha), sementes (chia, linhaça, gergelim, girassol, abóbora etc), raízes (inhame, macaxeira, cará, batata doce), azeite de oliva e dendê, cogumelos, produtos de soja fermentados (tofu, missô).

Para os que querem fazer uma dieta mais low carb e não 100% paleo pode incluir as proteínas de arroz, ervilha, batata etc.

Para os que consomem ovos e lácteos, fazer low carb mais restrita é mais tranquilo, lembrando que os lácteos são bem insulinogênicos então mesmo tendo 0g de carboidratos na porção, quando consumidos em excesso, podem provocar picos de insulina.

* Mirella é Nutricionista e Especialista em Nutrição Clínica LCHF/Paleo
Siga no instagram: @mirellanutricionista
Contato para consultas: 81 33266291 ou 81 9 92874433

Comentar