O que é Pilates e para que serve?

posted in: Sem Categoria | 0

IMG_7624 IMG_7688

A gente sempre ouve perguntas do tipo: “Você faz fortalecimento?”, “Qual atividade você faz além da corrida?” ou “Como fortalecer pra evitar lesões?”.

São muitos os fatores que podem resultar em lesão. Boa postura, boa técnica e um corpo forte reduz bastante as chances de lesão e favorece consideravelmente a performance na corrida.

Uma excelente ferramenta para fortalecimento, postura e prevenção de lesão é o Pilates. Para falar sobre essa atividade, convidei Mieja Chang, que é bailarina, professora de dança e de Pilates, corredora e proprietária do Santosh. Confira abaixo os esclarecimentos.

“Muitos já ouviram falar sobre Pilates. E creio que muitos (ainda) não tiveram a oportunidade de estar numa sala praticando uma aula, seja por pensar que se trata só de alongamento, que é leve e não há ganho de massa muscular ou por falta de interesse/curiosidade mesmo…

Pois bem, essa prática pode lhe ajudar muito nas atividades diárias. As aulas são compostas por, no máximo, quatro alunos e estão focadas na qualidade do movimento e não na quantidade. Por esta razão, não precisamos fazer 3 séries de 8 repetições num aparelho, como acontece na musculação por exemplo. Optamos apenas por uma série, onde a carga (regida por molas) e o número de repetições varia de acordo com a especificidade de cada um.

O Pilates trabalha força, flexibilidade, equilíbrio, postura, respiração e o Power House. Ao meu ver, esses dois últimos merecem destaque no trabalho para corredores. Claro que respirar todo mundo respira! Mas a história é respirar com consciência… e o tal power house? Esse aí, que Pilates denomina de “Casa de Força” e nós também conhecemos como Core, é um conjunto de músculos responsáveis pelo nosso equilíbrio e pela adequação postural do nosso tronco (engloba músculos do abdômen, coluna lombar e assoalho pélvico). Durante as aulas, muitos são os exercícios que visam fortalecer esses músculos e a consequência disso, são alívios das dores na coluna, uma melhor estabilidade do tronco, abdômen e glúteos fortes para suportar os km percorridos a cada treino!

Que tal incluir Pilates na sua rotina de treinos?

Experimente! Procure um Pilates perto da sua casa e agende uma aula experimental (sugiro que visite mais de um studio antes de se matricular!).

Um abraço!

Mieja Chang”

Contatos
Telefone: (81) 9 ­8631­1346 (whatsapp)
Email: miejachang@hotmail.com
Instagram: @miejachang
Facebook: Santoshrecife

Comentar