Paleo, Low Carb e Evidências

IMG_3058 Há três anos quando eu comecei minha mudança no hábito alimentar, acabei fazendo “low carb” de maneira inconsciente e, em 6 meses e meio, emagreci 30 kg. Há aproximadamente seis meses, comecei a estudar sobre a “dieta paleoítica” e fiquei intrigado. Praticamente tudo que a gente aprendeu sobre nutrição está errado. As evidências provam isso e não há o que discutir. Nas primeiras leituras eu achava os autores loucos, mas eles sempre estavam respaldados pelas evidências científicas.

Há pouco mais de cinco meses, resolvi experimentar em mim. Cortei o carboidrato ao máximo e comecei a comer gordura sem medo. Resultado: minhas taxas melhoraram, principalmente o HDL e triglicerídeos. Tenho menos fome ao longo do dia, não faço mais os lanches da manhã ou tarde porque não sinto fome, minha disposição no dia a dia melhorou bastante e o desempenhos nas corridas também.

Abaixo tem um “Antes e Depois” da low carb. Do lado esquerdo, eu já estava no meu peso “ideal”, mas com bastante gordurinha na barriga. No lado direito, após 4 meses de low carb high fat, comendo MUITO, sem sentir fome, sem medir porções nem contar colorias, a gordurinha já está indo embora. IMG_2877

O primeiro livro que li sobre o assunto foi “O Nutricionista Clandestino“, que foi lançado em novembro de 2015. Vale muito a pena. Segue o link: http://www.onutricionistaclandestino.com.br/
capa
O médico suíço Andreas Eenfeldt é um dos grandes entusiastas sobre o assunto. Essa sua palestra é bastante esclarecedora:

O seu blog é repleto de evidências e tem MUITO conteúdo bastante interessante: http://www.dietdoctor.com/
Olha aqui o que a ciência diz: http://www.dietdoctor.com/Science
E sobre LCHF (low carb high fat): http://www.dietdoctor.com/LCHF
Uma das personalidades que eu mais admiro quando falamos sobre a dieta paleo low carb é o Dr. Souto. Vale muito a pena ler TODO o seu blog que é repleto de evidências.
Esse é um dos seus posts falando sobre a gordura saturada: http://www.lowcarb-paleo.com.br/2014/12/a-gordura-saturada-nao-esta-associada.html Abaixo segue o vídeo de uma de suas palestras. O vídeo está dividido em 5 partes e considero essencial assistir a todas.
No Youtube deve ter dezenas de vídeos do Dr. Souto. Acho que já assisti todos! :) Tem também o blog cafecommanteiga.com, que muito bacana e tem receitas bem legais. Mas o que mais me chamou a atenção foi depoimento da autora. Segue o link: http://cafecommanteiga.com/quem-somos/
Agora estou lendo o livro “Por que engordamos e o que fazer para evitar”, que é de um jornalista do New Yorke Times: capa-Livro-Por-que-Engordamos-E-o-que-Fazer-Para-Evitar-Gary-Taubes-em-PDF-ePub-e-Mobi Estou simpatizando bastante com o tema e seus benefícios. :)

 

2 Responses

  1. Valeu demais aquele email de 2 meses atrás, André!
    Tá começando a fazer sentido pra mim… Obrigado pelo tempo dedicado em compartilhar conhecimento… Vou investir mais tempo nesses vídeos… Hoje o Balu criou a página do Nutricionista Clandestino, acho que vai soltar uns “pedaços” do livro por lá (já que não consegui comprar).
    Força por aí! Abraço!

    • andreburgos

      Muito obrigado, Wendell.

      Vamos nessa propagar o bem. :)

Comentar