Qual é o melhor tênis para corrida?

posted in: Tênis | 0

image Quem nunca se perguntou qual tênis deveria comprar? Pediu dicas, buscou informações pra saber qual seria o “melhor” tênis para correr ou começar a correr? A escolha de um tênis é bastante pessoal, mas será que existem critérios que possam nos auxiliar nessa escolha? Quais seriam?

Bem, a Faculdade de Medicina Esportiva dos Estados Unidos publicou um guia com informações de como escolher o tênis ideal. No documento (você poder ver aqui), é mencionada a importância da escolha de um tênis bom e seguro principalmente para prevenção de lesões. O tênis deve proteger nossos pés, mas não deve exercer nenhuma alteração na forma como pisamos. Não deve conter excesso de amortecimento nem estrutura extra que interfira nos nossos movimentos naturais.

Características do tênis ideal:

  • Ter drop baixo. O ideal é que seja de até 6 mm;
  • Tênis para pisada neutra. Isso significa que não há componente de controle de movimento ou de estabilidade. Esses componentes extras interferem no movimento natural dos pés durante as passadas.
  • Ser leve. Para homem pesar até 283 gramas no tamanho 41, e 226 gramas, no tamanho 39, para as mulheres;

Certo, mas com tantos modelos no mercado como devo escolher? Simples. Prove-o(s)! O tênis ideal não deve interferir na forma como pisamos. Isso significa que a gente deve correr com o tênis da mesma forma que correríamos descalços, da nossa forma natural.

Já experimentei diversos modelos e até me lesionei por conta da forma que eu pisava. Tênis com excesso de “firula” normalmente nos conduz para uma pisada que ocasiona maior impacto no nosso corpo durante as passadas.

Nosso corpo é quem deve realizar o amortecimento, mas isso só acontecerá se pisarmos de forma natural. E como pisar natural? Simplesmente aterrissando o pé com o médio pé. O primeiro contato com o chão deve ser com o médio pé e não com o calcanhar. Até fiz um vídeo bem simples durante um de meus treinos para ilustrar essa pisada: Muitos me perguntam qual tênis você eu uso. Em 2014, conheci o GOrun da Skechers. Drop de 4 mm, leve, flexível e sem muita “firula”. Me apaixonei pela marca. De lá pra cá, já experimentei quase todos os modelos, gostei tanto que acabei me tornando um dos embaixadores da marca no começo deste ano. :D

Os que mais uso são: GOrun 4, Gorun Ride 4 e, GoMeb Speed 3 e o GOrun Ultra R. Todos bastante semelhantes em relação as característica do tênis ideal listado pela Faculdade de Medicina Esportiva dos Estados Unidos. Apesar das semelhanças, existem, sim, algumas diferenças entre eles. Mas isso nos levaria a outra postagem. :) Fonte: http://www.acsm.org/docs/brochures/running-shoes.pdf

Comentar