Vitamina D é importante?

posted in: Alimentação | 2
img_6930

Frequentemente, me perguntam se eu tomo algum suplemento.E a resposta é:Sim. Minha família e eu tomamos vitamina D há muito tempo. Vou explicar.

Minha esposa tem artrite reumatoide e, por orientação da reumatologista dela, há quase dois anos, é feita a suplementação de vitamina D para ela. Porém, há cerca de um ano, minha sogra, que é médica e está se especializando em Longevidade, não apenas aumentou a dosagem que minha esposa suplementava como também inseriu a vitamina D na minha rotina e da minha filha.Bem, há um ano comecei a priorizar o consumo de alimentos da natureza e evitar industrializados (cheios de conservantes, aromatizantes, corantes e mais coisas que nem sei escrever). Foi assim que a humindade evoluiu durante mais de 2,5 milhões de anos.O resultado está sendo incrível. Estou fazendo um vídeo sobre isso. :)Ao longo da história evolutiva do homem, era muito comum a exposição ao sol. E essa é a melhor forma de obtermos a vitamina D em nosso corpo.

E hoje? Será continuamos nos expondo ao sol como nossos ancestrais faziam?Bem. Nossa rotina bastante corrida não favorece a isso. E para obtermos a quantidade ideal de vitamina D, especialistas dizem que o melhor horário seria entre 10h e 15h durante aproximadamente 20 minutos todos os dias.Mas quais são os benefícios da vitamina D? Quais os problemas causados por sua deficiência?A vitamina D tem um papel importante na saúde dos ossos e, recentemente, cientistas descobriram que ela é envolvida em todos os tipos de processos, incluindo aumento da imunidade e proteção contra o câncer.

Eu, por exemplo, há um ano não sei o que é dor de cabeça, sinusite, gripe ou asma. Minha filha, de 4 anos, até adoece, mas a recuperação é bem mais rápida e a intensidade das viroses, que são frequentes na idade dela, são muito mais leves. Já minha esposa, mesmo com uma autoimune, só ficou de cama uma única vez por causa de uma virose.

Sim… a vitamina D não é exatamente uma vitamina, ela é um hormônio essencial ao nosso corpo e sua deficiência é algo muito sério, estando associada à osteoporose, densidade mineral reduzida e maior risco de fraturas em idosos. Estudos mostraram, ainda para os que têm um baixo índice de vitamina D, um maior risco de doença cardíaca, diabetes (1 e 2), câncer, demência e doenças autoimunes, como esclerose múltipla, apenas para listar algumas. Também foi associada a um risco aumentado de morte por todas as causas.

Estudos ainda precisam ser feitos, porém, evidências mostram o quanto essa vitamina é importante para a nossa saúde. Já que não me exponho ao sol como deveria, a maneira mais simples de obter os benefícios é suplementando.

Para isso, existem várias marcas no mercado. A mais recente delas é a Suwndown, que tem uma vasta cartela de vitaminas, está lançando os comprimidos de vitamina D. De excelente qualidade, o produto poderá ser encontrado em várias farmácias e lojas especializadas pelo país a partir de janeiro.

Saiba mais sobre vitamina D em:

2 Responses

  1. boa tarde andre,qual a concentracao vc usa(ui)???vi que tem varias desde 1000ui ate 5000ui.

    • andreburgos

      Olá, Fábio. Eu tomo 10.000ui por dia.

      Abraço.

Comentar